A METÁFORA DE DUAS ÁRVORES: UMA HISTÓRIA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Quem não quer ter êxito na vida e viver plenamente? Durante nossa vida, buscamos em nossas relações, em nosso trabalho e em tudo que nos proporcione a satisfação de nos sentir realizados, de sentirmos bem com nós mesmos e com os outros.
Isso, às vezes, para algumas pessoas, é algo muito difícil de se conseguir. Em um dado momento da vida pode nos parecer inalcançável. Essa metáfora nos ensina valores e aprendizados que podemos aplicar em nossa vida diária.
A HISTÓRIA DE DUAS ÁRVORES
Era uma vez um menino de 10 anos, muito precoce para a sua idade. Um dia, aquele menino foi visitar seu avô, saiu de sua casa com uma ideia fixa em sua mente: queria triunfar na vida e estava disposto a fazer o que fosse necessário para conseguir. Ele acreditou que seu avô, uma pessoa que teve êxito na vida devia ter algum segredo, e seu dúvida lhe contaria. Sem delongas, perguntou ao avô:
-Quando crescer quero ter êxito na vida como você. Podes me dar algum conselho para alcançá-lo?
O avô não respondeu, pegou o menino pela mão e o levou a um viveiro para comprar plantas. O avô pediu ao menino que escolhesse duas árvores. Ao chegar em casa, as plantaram. Colocaram uma delas no jardim e outra em um vaso dentro de casa.
-Qual das árvores crescerá melhor? -Perguntou então o avô.
O menino pensou por alguns minutos e respondeu.
-A árvore do vaso, porque está dentro de casa, protegida e segura. A de fora irá enfrentar a chuva, o sol e o vento, terá mais dificuldades, e quem sabe morra.
O avô encolheu os ombros e não disse mais nada. Os anos passaram, e o avô cuidava de ambas as plantas. Um dia, o menino, que já era jovem, lembrou da pergunta que fez a seu avô anos atrás.
-Nunca respondeu minha pergunta. Como terei êxito?
O avô levou seu neto ver ambas as árvores e logo lhe perguntou.
-Qual das duas cresceu mais?
O jovem ficou perplexo, aquilo não fazia sentido.
-Como é possível? A árvore do vaso tinha mais condições dentro de casa. Devia ter crescido mais!
O avô sorriu.
-A opção mais segura te permite sobreviver, mas não alcançar o êxito e viver com plenitude. Em contrapartida, os perigos se convertem em desafios que te impulsionam a crescer. Somente correndo riscos, poderá descobrir seu verdadeiro potencial.
TER ÊXITO E VIVER PLENAMENTE
Essa história tão especial, nos mostra valores, práticas e ensinamentos muito profundos e que podem nos ajudar nossa vida diária. Alguns pontos que podemos extrair dessa história.
1. Saia da sua zona de conforto
Nessa zona te sentes seguro, mas te limita consideravelmente. Como alcançar a vida plena se você se mantém na zona de conforto? Arriscar-se, ainda que custe, muitas vezes implica em superar-se e crescer. Não limite seu crescimento pessoal, saia da sua zona de conforto!
2. Construa seus próprios sonhos
Você tem seus próprios sonhos. Não são os sonhos dos demais, são os seus. Comece a construí-los, você não é louco! Se você não os considera, quem vai considerar?
3. Os obstáculos são desafios
Cai e levanta, tropeça e começa de novo; não permita que os obstáculos que encontra no caminho te bloqueiem e paralisem para seguir seus sonhos. Eles são desafios. Qualquer erro é um novo aprendizado. Todo obstáculo te permitirá saber o que é capaz de fazer, até onde pode chegar. Os limites que existem estão em sua cabeça?
4. Aproveite as oportunidades
Abra os olhos! As oportunidades aparecem a todo momento, o problema é que às vezes você não as vê. Se arrisque e se concentre em seus sonhos. Verás como as oportunidades surgem diante de ti, vai deixá-las escapar?
5. Aumente sua autoconfiança
A autoconfiança aumenta a motivação, algo realmente necessário para conquistar tudo a que se propõe. Nunca perca a confiança em você, pois a segurança é o que te impulsiona a alcançar seus sonhos. Você pode, está em suas mãos a capacidade de atingir seus objetivos!
Leia essa metáfora quantas vezes for necessário e encontre a inspiração que irá te ajudar a atingir suas metas. Qual o aprendizado que você tirou dessa metáfora? Viu algo mais? O que você viu que eu não vi?
Se libere dos limites que você se auto-impõe. Podes conquistar o que desejas com auto-confiança, segurança, um pouco de otimismo e motivação.
Emprestado de http://consejosdelconejo.com
Traduzido por mim, Romy Valente. Sou terapeuta,ajudo pessoas a se autoconhecerem, a se cuidarem e se aceitarem, reorganizando seus caminhos e despertando assim para a felicidade e sucesso pessoal. Trabalho com diferentes técnicas terapêuticas, uma delas é a Cinesiologia Quântica a qual acessamos os registros do subconsciente pessoal através do teste muscular, desativamos padrões limitantes e os resignificamos positivamente, visando o equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Sou facilitadora de Constelação Sistêmica Familiar e Psicodrama Interno Transgeracional, técnicas onde se cria "esculturas vivas" reconstruindo estruturas familiares ou sistêmicas, o que permite localizar e remover bloqueios de fluxos de qualquer geração/membro da família ou sistema, trazendo à luz o que antes era desconhecido. Também indico florais e aromaterapia. Para saber um pouquinho mais sobre meu trabalho entre em contato comigo.
romyvalente@outlook.com
45. 991484323 (watsapp)
45. 991484323 (watsapp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário