CONTRATOS FAMILIARES INVISÍVEIS: CÓDIGOS QUE TE IMPEDEM DE SER QUEM VOCÊ É
São uma espécie de "códigos" que estão numa parte muito profunda da nossa mente em forma de crenças e de todo tipo de inibições que paralisam.
Um contrato é um acordo entre duas partes que se comprometem a dar algo e receber algo em troca, "por amor a você eu sigo o seu destino".
Alguns contratos são aceitos em condições desiguais porque são firmados na mais tenra infância: a criança intui que caso viole o contrato irá prejudica a pessoa querida, a violação significa a morte.
Nosso cérebro mais primitivo nos dita a ordem de obedecer quando existe a ameaça de ser expulso do clã familiar.
Muitas das crenças que temos são contratos que mantemos com nossa árvore genealógica, idéias que foram transmitidas por muitas gerações e que não podemos questionar.
Frases como:
"Serás advogado como os homens de sucesso da família" (Em algumas famílias o artista é considerado um morto de fome, que não sabe fazer nada).
"És desajeitado igual sua mãe"(Uma profecia que acaba se cumprindo).
"Um filho nunca deve ter mais sucesso que um pai" (Uma ideia absurda que se conecta com o fracasso).
Contratos emocionais- esses contratos são irracionais, que desencadeiam emoções perturbadas e comportamentos desajustados.
*Se não tem o que necessitas, você morre. ("Se meu namorado me deixa, eu morro") A herança tóxica faz confundir a necessidade com o desejo. Se não tens alimento, você morre, mas se deseja seu namorado e não o tens, segue vivendo...
*Não suporto a solidão. Há situações que são insuportáveis. Acreditar que algo é o limite entre a vida e a morte nos faz sentir agonizados e cada vez mais isso se sucede. Isso leva a preferir uma desastrosa relação amorosa que ficar só, a solidão é proibida na árvore genealógica, porque simboliza a morte.
*Se acontece algo de ruim que há um culpado e tem de ser condenado. A família ensina a julgar e buscar um culpado para colocar a responsabilidade do que se passou, ou coloca a culpa em nós mesmos.
Se nos sentimos culpados por algo, a melhor forma de curar isso é aceitando, reparando e obtendo o aprendizado do que aconteceu para evitar a possível repetição do mesmo erro no futuro. Exemplos de contratos emocionais: Parecem vir em forma de inibições emocionais. Muito associados aos níveis de consciência infantil...
"Não cresça(Se crescer, um dia abandonará seus pais. Essa ordem o irá manter com idade emocional de 10 anos para o resto de sua vida).
"Nosso time de futebol predileto é X" (Desde o primeiro mês de vida a criança é sócia do clube. Quando crescer não terá outra alternativa de futebol a não ser o time X, caso opte por outro time será considerado um traidor).
"Não seja bobo e não tenha namorada" (Fique com a mãe... ela nunca irá te deixar).
"A esposa é para a vida toda (Ninguém se divorcia em nossa família, somos todos muito católicos).
Os contratos emocionais nos prendem com força ao passado e alimentam as relações na dependência emocional. Dissolver esses contratos é abrir uma porta para a liberdade de amar com um nível de consciência superior.
Contratos libidinais- aqui incluem todas as inibições criativas e sexuais.
"O teatro, a pintura e a música são perda de tempo"(Quer dizer que não deve se dedicar a coisas que não tem proveito, a expressão criativa no caso...).
"Essa relação não te convém"(Podíamos perguntar: A quem não convém essa realidade?).
"Casará aos 25 anos e aos 26 chegará sua única filha" (Pode ser um contrato inconsciente que se repete de geração em geração. Um projeto que a árvore tem para nós).
"A mulher que expressa desejo sexual não é bem vista"(Proibindo a mulher de expressar seu desejo, considerando a mulher como um instrumento de procriação, proibindo assim a mulher de gozar da criação e da vida).
Contratos materiais-corporais-econômicos- é necessário que encontremos os elementos que permitem nos separar da violência, do medo e da culpa...
"És idêntico ao seu avô" (É como se o avô tomasse posse do neto, os dois são um só...).
"Não toque nos botões que você vai quebrar"(Quando não te deixam tocar em nada).
"O dinheiro é sujo"(Se te fazem acreditar que o dinheiro é sujo, irá se sentir culpado quando o ganhar).
"O que se arrisca perde", mais vale um pássaro na mão que cem voando"(Sair do território é uma deslealdade imperdoável e temos um medo ancestral de ser excluído do clã familiar).
Tudo isso exige em se contentar com um parceiro que não contribui em nada, um trabalho insatisfatório, uma casa que não é um lar, uma cidade, um banco, um grupo de amigos etc. Instalados em um território para sempre, porque nos ensinaram que se arriscar é perder tudo, ao invés de nos impulsionar a seguir nossos desejos com sabedoria, um caminho de transformação. Os contratos se cumprem por lealdade, mas também por temermos as consequências.
Digamos que um medo de ser castigado, de se cumprir as maldições. " Se te divorcias, não será bem visto", se fores um artista, viverás na pobreza".
Uma ação para curar esse tipo de medo do fracasso ordenado pelos pais seria "Eu honro vocês sendo feliz, tendo sucesso,sendo próspero, amando e sendo amado, honro vocês fazendo algo belo e grandioso seguindo o meu destino".
"Não há alívio maior que começar a ser o que na realidade somos".
Devemos nos desfazer de qualquer crença que não seja bela e útil.
É conveniente recordar que não estamos no mundo para realizar os sonhos de nossos pais, mas sim para realizar os nossos.
É conveniente recordar que não estamos no mundo para realizar os sonhos de nossos pais, mas sim para realizar os nossos.
Alejandro Jodorowsky
Emprestado de http://memoriaemocional.com
Traduzido e adaptado por mim, Romy Valente. Sou terapeuta,ajudo pessoas a se autoconhecerem, a se cuidarem e se aceitarem, reorganizando seus caminhos e despertando assim para a felicidade e sucesso pessoal. Trabalho com diferentes técnicas terapêuticas, uma delas é a Cinesiologia Quântica a qual acessamos os registros do subconsciente pessoal através do teste muscular, desativamos padrões limitantes e os resignificamos positivamente, visando o equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Sou facilitadora de Constelação Sistêmica Familiar e Psicodrama Interno Transgeracional, técnicas onde se cria "esculturas vivas" reconstruindo estruturas familiares ou sistêmicas, o que permite localizar e remover bloqueios de fluxos de qualquer geração/membro da família ou sistema, trazendo à luz o que antes era desconhecido. Também indico florais e aromaterapia. Para saber um pouquinho mais sobre meu trabalho entre em contato comigo.
romyvalente@outlook.com
45. 991484323 (watsapp)
45. 991484323 (watsapp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário